terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Feliz Sonae!

Por Daniel Candeias

Ah, o Natal! Época de amor, paz, prosperidade e rios de dinheiro gastos em consumo despropositado. Perdão… Consumo devidamente aplicado. Uma prenda para a mãe, outra para o pai, mais uma para a irmã, um livro para o cunhado, uns brinquedos para o sobrinho, uma caixa de chocolates para a avó, um gorro para o avô, algo dispendioso para a namorada, mais umas cuecas para os primos e uma série de lembranças para os amigos. Resultado? Saldo negativo!

Não fossem o marketing e a publicidade a minha grande paixão, diria que a culpa é de um pássaro gigante (digno de uma mutação chernobilense, resultado de uma possível relação extra conjugal entre o Poupas e a Pipi das Meias Altas) e de um hipopótamo (cujo anúncio mais recente não foi plagiado do videoclipe da Madonna, Hung Up) que surgem na televisão várias vezes ao dia. Ora estas duas figuras muito têm feito para suplantar a famosa criação de uma conhecida bebida, o Pai Natal. Mas não são só estas duas personagens que têm contribuído para a 'erosão' desta figura natalícia. Outra empresa com um slogan semelhante a algo do tipo 'Voltem sempre!' também mantém acesa a chama na aguerrida luta contra a imagem do Pai Natal. Vejam lá vocês que fizeram um anúncio com o velhote, fofinho e de barba branca de férias num local paradisíaco. E pronto! Quem quiser prendas vai lá ao sítio do «Voltem sempre» gastar umas notas. Sítio esse que, curiosamente, é, na maior parte dos casos, um apêndice da casa do pássaro gigante ou do hipopótamo amigo da Madonna. Curioso é também o facto de tudo isto ser pertença de um só grupo. Ou seja, o pássaro, o hipopótamo e o 'Voltem sempre!' são uma espécie de tríade difundida através da televisão e da rádio. Bem pensado senhores!

O pássaro gigante surgiu há uns anos atrás no seu máximo esplendor. Com o seu aspecto de mutante amigável convidava todos a dirigir-se ao mundo encantado dos brinquedos. Apesar das tentativas, voar era algo de muito estranho para ele. Por isso nunca voou. Limita-se a saltar e a andar, algo que seria perfeitamente aceitável caso fosse um pinguim, uma galinha ou uma avestruz. A verdade é que o aspecto do pássaro não tem nada a ver com isso e creio que o facto de não conseguir voar está a fazer com que o brilhantismo com que surgiu se esteja a desvanecer.

O hipopótamo também surgiu há algum tempo. Era uma figura muito querida, embora um pouco baralhada das ideias, pelo menos no que toca a relacionamentos. Tentou alguma coisa com o Toni Carreira, mas rapidamente percebeu que aquilo não ia funcionar. Este ano surgiu com as roupas da Madonna ao som de Buraka Som Sistema num anúncio que em nada favorece a sua imagem de bichinho da selva querido e fofinho. Além disso, um hipopótamo que dança, mexe o rabo e as maminhas como se fosse um atleta de alta competição não deve ser um hipopótamo muito normal. Ou então não é um hipopótamo. Portanto, a probabilidade da Madonna ter feito uma intervenção cirúrgica está neste momento com um índice percentual elevado.

Por fim, não querendo fazer nenhuma análise à evolução do 'Voltem sempre!', gostaria de deixar uma sugestão às mentes brilhantes que puseram o Pai Natal de férias (na televisão) e com uma voz do mais snob que poderia existir (na rádio). Meus caros, pôr o Pai Natal de férias? Acordem para a vida! O homem está de férias o ano todo e vocês querem colocá-lo a descansar no único mês que ele vai trabalhar? Ainda por cima só trabalha um dia. Vocês são tão bons a fazer coisas más; acho que conseguem fazer uma coisa um bocadinho melhor.

Queria deixar bem claro que vivo com muito medo de algum dia ter que me mascarar de Leopoldina ou de Popota para animar a noite de Natal aos meus filhos (aqueles que espero ter um dia). Por isso, para o Pai Natal da Coca-Cola, o qual me trazia brinquedos das lojas de comércio local, vai todo o meu apoio e solidariedade porque não é só o Mário Soares que é fixe. O Pai Natal também é! Feliz Sonae! Perdão… Natal!

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